Café verde: uma ótima opção para quem quer emagrecer

O café verde já vem sendo utilizado como emagrecedor há algum tempo e por ser um produto natural, tornou-se muito popular, não apenas no Brasil, mas também em outros países, como nos Estados Unidos, cuja obesidade atinge mais de 50% da população.

Diversos estudos publicados nos últimos anos afirmam que o café verde pode ser um ótimo aliado para quem busca emagrecer.

Segundo um desses estudos, realizado pela Universidade de Scranton, na Pensilvânia, ao ingerir regularmente o extrato de café verde é possível perder até 10% do próprio peso em seis meses, sem modificar a dieta ou aumentar as sessões de exercício físico, pelo menos isso foi o que aconteceu com as pessoas que se submeteram aos testes promovidos pela Universidade.

cha-verde-emagrecer

O que é?

O café verde, que também é conhecido como Green Coffee, nada mais é do que o café antes de ser torrado. Quando in natura, os grãos de café apresentam diversas propriedades e componentes que se perdem ao longo do processo da queima dos grãos.

O café verde pode ser consumido de diversas formas, e por possuir um sabor ainda mais amargo do que o café torrado, muitas pessoas tem preferência por consumi-lo por meio de cápsulas.

Nesse caso é muito importante que se tenha certeza da procedência do produto, pois nem sempre é possível saber ao certo o que pode ter sido adicionado a formula das cápsulas.

Outra forma de consumir o café verde é por meio dos extratos em pó, que normalmente pode ser encontrado em lojas especializadas em produtos naturais de alimentação.

Benefícios

Os benefícios do café verde são muitos. O primeiro, obviamente, é o do emagrecimento. Isso acontece porque o café verde possui ácido clorogênico em sua composição, uma substância que estimula a queima de gorduras e diminui a absorção de glicose no intestino.

Dessa forma, inibe a enzima que é responsável pela liberação de açúcar do fígado para a corrente sanguínea. Portanto, por essa última propriedade, ele também ajuda no tratamento de diabetes.

O café verde também tem o dobro de cafeína que o café torrado, isso faz dele um excelente termogênico, ou seja, um produto que tem grande capacidade de acelerar nosso metabolismo, auxiliando na queima de calorias.

Além disso, essa grande quantidade de cafeína deixa as pessoas mais dispostas, com mais ânimo, disposição e com menos sono ao longo do dia.

Além de tudo isso, o café verde ainda é mais rico em antioxidantes, com nível de 3 a 5 vezes maior do que o café torrado. Essas substâncias, os antioxidantes, são responsáveis por prevenir o envelhecimento precoce.

Por ser rico em ácido clorogênico, como já foi dito, ele é também responsável por combater os radicais livres, substâncias essas que também são responsáveis pelo envelhecimento.

O café verde, também protege contra a radiação ultravioleta, que também contribui para o envelhecimento da pele.

Por último, destacamos que ele também é rico em cafestol e kahweol, substâncias que auxiliam no processo de desintoxicação do organismo.

cha-verde

Contra indicações

Apesar de ser um produto natural, o café in natura não é indicado para todas as pessoas. Devem evitá-lo pessoas que tenham hipertensão arterial. Além disso, devem evitá-lo também os portadores de hemofilia, pois segundo nutricionistas, seu uso pode aumentar a tendência ao sangramento nessas pessoas.

Quem sofre de insônia e ansiedade também pode ter alguns problemas com o uso do produto, graças ao efeito da alta concentração de cafeína. O café verde também não é indicado para quem sofre de hipertireoidismo, gastrite crônica, úlceras gastrointestinais, além de problemas reumáticos.

Dica extra para o consumo

O consumo deve ser feito de acordo com a indicação do fabricante do produto, seja ele em cápsulas ou em pó. No entanto, é indicado usá-lo com, no mínimo, 5 horas de antecedência do horário de dormir, pois devido à alta concentração de cafeína é possível perder o sono ou não dormir bem.

cha-verde-emagrecer2

Segundo apontam os estudos, essa pode ser uma ótima opção para quem quer emagrecer, por se tratar de um produto natural e de baixo custo. No entanto, aconselha-se sempre associá-lo a uma dieta equilibrada e a prática de exercícios físicos, dessa forma os resultados da ingestão do café verde serão ainda melhores e o processo de emagrecimento será mais rápido.

Você vai gostar também:

Dieta Low-Carb

Dieta Paleo: Como funciona?

10 dicas para uma barriga chapada

Quer continuar recebendo nossas dicas e e-books gratuitos para tornar sua vida melhor?

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *