Como Eliminar a Celulite Com Drenagem Linfática

Celulite, aqueles depósitos de gordura cheinhos, proeminentes, visíveis nas coxas, joelhos e parte de cima dos braços, podem ser um grande motivo de vergonha, especialmente para mulheres. Existem muitas opções de tratamento para ter como eliminar a celulite. A drenagem linfática é um dos métodos que podem ajudar a voltar à forma por melhorar a circulação linfática.

A celulite é formada quando depósitos de gordura se acumulam nas camadas subcutâneas da pele, deixando na pele, consequentemente, uma aparência de casca de laranja, o que pode ser bastante deselegante de se olhar. Falta de exercícios, hábitos alimentares não-saudáveis e uma predisposição ao ganho de peso podem contribuir para o corpo abrigar a celulite.

Uma das maiores causas da formação da celulite é a circulação linfática diminuída. A linfa contém células brancas e auxilia a eliminação de resíduos líquidos do corpo e a prover as células com a nutrição que necessitam. Linfa circulante significa células brancas saudáveis, o que é precursor de um sistema imune saudável. Se ela não se move livremente através do organismo, toxinas e depósitos de gordura continuam a se formar e as células ficam desprovidas de sua nutrição, eventualmente resultando na celulite.

Portanto o primeiro passo de como eliminar a celulite é colocar a linfa em movimento, o que também garante que todos os resíduos fluidos sejam retirados do organismo. A drenagem linfática, um tipo especial de massagem, pode ser utilizada para remover celulite e estimular a circulação linfática.

massagem-nas-pernas

Manual de Terapia de Drenagem Linfática

Essa massagem tem por objetivo melhorar a circulação linfática pelo organismo. Ao usar uma particular quantidade de pressão, ela estimula os músculos a impulsionar o fluxo linfático pelas veias linfáticas em direção aos linfonodos, e de lá, consequentemente, para os linfodutos, ao passo que a linfa reentra nos dutos torácicos e é drenada do organismo. Esta técnica foi primeiramente desenvolvida por um médico francês, Dr. Emil Vodder.

A drenagem desencadeada por essa massagem elimina depósitos de toxinas e gorduras, reduzindo, portanto, a celulite. Essa massagem é melhor feita por terapeutas treinados, que conhecem bem a técnica para manter a linfa fluindo mas também pode ser feita por você mesmo.

Auto Massagem

celulite

Uma automassagem bem simples de se aplicar melhora a circulação linfática. Você pode identificar as áreas afetadas, onde percebe a celulite se acumulando, especialmente joelhos e parte superior da coxa. Pressione essas áreas ao gentilmente massagear a pele em movimentos circulares, como você amassaria massa de pão. Isso garante que as células de seu organismo recebam nutrição e retardem o crescimento de depósitos de gordura e materiais residuais.

 Faça isso por 15 minutos ao dia. Tome cuidado para não exercer muita pressão. Os vasos linfáticos são finos como filetes e devem ser massageados delicadamente. Para melhores resultados, é aconselhável ir a um massoterapeuta treinado.

Massagem por um terapeuta treinado

Os terapeutas utilizam os dedos em movimentos delicados e ondulantes ao massagear músculos de seu corpo, aumentando bastante as circulações linfática e sanguínea. Terapeutas treinados utilizam a quantidade de pressão exata, usando as mãos, o que mantém a linfa fluindo.

Escovação da Pele Seca

Resultado de imagem para escovação da pele seca

Essa opção também faz maravilhas para o aumento da circulação linfática. Pegue uma escova de pele, com cerdas macias, e escove o corpo, sempre na direção do coração. Dê mais atenção aos braços e às coxas, que armazenam celulite e escove, gentilmente, com movimentos para cima. Além de auxiliar os fluxos sanguíneo e linfático, esta é uma forma ideal para remoção de células de pele mortas e promove a nova formação celular.

Aparelhos Anticelulite

Resultado de imagem para aparelhos anticelulite

Diferentes tipos de aparelhos para remoção de celulite estão disponíveis, utilizando-se vários métodos. Um dos tipos de aparelho utiliza poder de sucção, puxando a pele em várias direções, o que, conseqüentemente, favorece a circulação e a drenagem linfática. Além do mais, eles produzem muito calor, o que auxilia na quebra dos tecidos gordurosos. Há até alguns equipados com um certo tipo de massageador e a massagem das áreas do corpo com celulite, com movimentos circulares, aumenta o fluxo linfático, levando à drenagem de toxinas e materiais residuais.

Pressoterapia

Resultado de imagem para pressoterapia

Essa terapia estimula a circulação e a drenagem sanguínea e envolve o uso de câmaras infláveis. Os braços e as pernas são colocados em câmaras infláveis que, alternativamente, inflam e desinflam, controlando a quantidade de pressão aplicada. A pressão aplicada por esse inflar e desinflar é similar à massagem e auxilia a linfa a circular livremente.

Mudanças de Estilo de Vida

Tente fazer a linfa fluir novamente de maneira natural, ao fazer modificações em sua dieta e estilo de vida. A terapia de colón, uma técnica que envolve a limpeza do cólon, provou-se útil sob forma de como eliminar a celulite por retirar toxinas do corpo, consequentemente auxiliando a circulação linfática. Mude sua dieta, coma mais alimentos nutritivos, frutas e vegetais frescos e diminua alimentos gordurosos, ricos em gorduras trans. Beba muita água. Se possível, faça uma sauna uma vez por semana. Exercícios, respiração profunda, meditação, yoga e acupressura auxiliam a linfa a fluir livremente, fortalecendo o sistema imune. Fique longe de roupas apertadas. Vista roupas confortáveis e larguinhas.

Aparelhos de pressoterapia e anticelulite, embora sejam uma opção, falham em produzir o mesmo efeito da massagem de um terapeuta treinado para a drenagem linfática. Há limitações no uso desses aparelhos e é recomendável buscar o conselho de um médico antes de utilizar qualquer um deles para a drenagem linfática. Embora a drenagem linfática seja ideal para ter como eliminar a celulite, para tonificar seu corpo e fazê-lo voltar à forma, ela não acontece de uma hora para a outra, ela requer uma boa quantidade de paciência e muita força de vontade em manter uma rotina saudável.

Você vai gostar também:

5 Exercícios para Combater a Celulite

Tratamentos para Celulite mais Procurados em Clínicas

Celulite tem Cura? Tratamentos e Dicas

Quer continuar recebendo nossas dicas e e-books gratuitos para tornar sua vida melhor?

Coloque seu e-mail abaixo e entre para nossa lista VIP!

Fique tranquilo seus dados estão 100% seguros e somos totalmente contra Spam.

Comentários

Comentários

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *