Dieta Low Carb

Como o próprio nome sugere “Low Carb” é uma dieta com baixo consumo de carboidratos.

Numa dieta low carb você deve consumir a menor quantidade possível de carboidratos, e uma maior quantidade de gorduras e proteínas.

Justamente devido a essa premissa considerada radical por muitos, é que a dieta low carb foi sempre condenada ao longo dos anos, desde o início de sua prática (por volta do século XIX).

Esse quadro vem mudando atualmente, pois mais estudos científicos têm sido realizados e apontam que eliminar o carboidrato das refeições leva a um emagrecimento mais eficaz.

Estudos apontam que as dietas lowcarb proporcionam mais resultados positivos no emagrecimento do que as dietas lowfat (pouca gordura).

Você deseja saber mais sobre como emagrecer definitivamente e com saúde? Então continue lendo este artigo e descubra tudo sobre as dietas low carb!

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Vantagens das dietas low carb para a saúde:

  • Melhoram os índices de glicose e insulina – Como você passa a consumir menos carboidratos, naturalmente a produção de glicogênio do seu organismo irá diminuir.

Quanto menos glicogênio, menor a necessidade de produção de insulina para controlar os níveis desse composto no sangue.

Com isso, a chance do organismo desenvolver resistência à insulina e posteriormente diabetes tipo 2 é levada a praticamente zero.

  • Não aumentam o colesterol LDL (ruim) – E não apenas isso! As dietas low carb proporcionam um aumento do colesterol HDL (bom) na corrente sanguínea.

Isso porque o consumo de gorduras é uma das formas de se estimular o aumento de colesterol HDL no sangue – e gorduras são a parte principal das dietas low carb.

  • Baixa os índices de triglicérides no sangue – Um dos principais causadores do aumento do nível de triglicérides (moléculas de gordura) no sangue é o consumo de carboidrato.

Assim, cortando os carboidratos, os níveis de triglicérides caem.

Triglicérides estão fortemente associados a doenças cardíacas.
Quanto mais triglicérides e menos HDL presente no sangue, maior a possibilidade de se desenvolver essas doenças.

Com a redução das triglicérides e aumento de HDL, as dietas low carb melhoram positivamente essa proporção.

Explicando a eficiência da dieta low carb:

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Quando o consumo de carboidrato é reduzido, substituindo-o assim por alimentos ricos em proteínas e gorduras, a sensação de saciedade é prolongada.

Dessa forma, as pessoas naturalmente sentem menos necessidade de comer sem precisar se controlar.

Além disso, consumindo mais gorduras e proteínas, ao longo do tempo o seu corpo entra em estado de Cetose – ou seja, passa a queimar gordura para gerar energia, e não carboidratos.

Digerir proteínas exige muito mais energia do seu organismo do que a quebra de carboidratos. Assim, junto com o aumento do consumo de proteínas, há o aumento da taxa metabólica corporal.

Carboidratos retém água, o que explica o inchaço após o consumo de pães, por exemplo.

Com a diminuição do consumo de carboidratos, os estoques de glicogênio diminuem e a retenção de líquido é eliminada.

Como seguir a dieta low carb:

Agora que você sabe por que a dieta low carb funciona, precisa entender como segui-la. Veja mais aqui!

Antes de tudo, determinar a quantidade de carboidratos que deve ser consumida é necessário. Você deve ter em mente seu objetivo para determinar a quantidade ideal de carboidratos que deve ser consumida.

Em geral, quando o objetivo é emagrecer rápido, não se deve ultrapassar a ingestão diária de 50 gramas de carboidratos, com restrição do consumo de frutas.

Comprar todos os alimentos necessários é o ideal para os primeiros dias. Assim, fica mais simples seguir a dieta e evita inúmeras idas ao supermercado.

Não existe um cardápio específico para a dieta low carb, e também não há contagem de calorias. Assim, você pode comer até atingir o ponto de saciedade.

Sabendo quais são os alimentos permitidos e os proibidos, você tem a liberdade de criar seu próprio cardápio para a dieta low carb!

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Alimentos permitidos:

  • Carnes de qualquer tipo;
  • Peixes e mariscos;
  • Ovos;
  • Vegetais;
  • Laticínios;
  • Oleaginosas;
  • Frutas (com moderação).

Alimentos proibidos:

  • Açúcar (de qualquer tipo);
  • Amido;
  • Leguminosas;
  • Margarina;
  • Cerveja (álcool em geral).

Alimentos tolerados com restrição:

  • Vinho tinto;
  • Chocolate amargo.

Veja Aqui Receitas Low Carb:

Receitas de Café da Manhã Low Carb

Receitas de Sopas Low Carb Gourmet

Receitas de sobremesas Low Carb para emagrecer com prazer

Seu corpo vai levar alguns dias para se adaptar a nova rotina, portanto, não desista!

Pode ser que no começo você se sinta um pouco diferente (principalmente se é a primeira vez que você faz essa dieta), mas tudo isso faz parte do processo.

Até seu metabolismo se acostumar: tenha paciência, mantenha o foco e siga firme na dieta!

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