Melhores Alimentos Para Consumir Antes Do Treino

Confira nesse artigo os melhores alimentos para consumir antes do treino

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A alimentação pré-treino deve receber bastante atenção, principalmente se seu objetivo é desenvolver e preservar massa magra.

Neste artigo vamos listar os melhores alimentos para consumir antes do treino e quais os benefícios que cada um proporciona.

O principal objetivo da alimentação pré-treino é garantir um estoque de energia que será gasto durante o treino, impedindo assim que o organismo use como fonte de energia as proteínas presentes nos seus músculos.

O indicado é que a refeição realizada antes dos exercícios seja composta por carboidratos, que são a fonte de energia que será gasta durante o treino.

Porém, é necessário atenção. Nem todos os carboidratossão indicados para consumo antes do treino, como os carboidratos simples.

Nessa categoria se encaixam todos os alimentos refinados, como:

  • Pão branco
  • Biscoitos recheados
  • Massas
  • Doces
  • Refrigerantes e sucos de frutas

Os carboidratos simples são rapidamente digeridos pelo organismo, provocando uma liberação mais rápida de glicose no sangue, o que causa picos de energia e gera desgaste ao organismo, podendo ocasionar tonturas durante o treino.

Já os carboidratos complexos – que são os indicados pra consumo antes do treino – levam um tempo maior para serem digeridos, liberando as quantidades de glicose regularmente no organismo, proporcionando assim uma fonte de energia estável para o corpo.

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Abaixo listo alguns dos melhores alimentos para serem consumidos antes do treino, quase todos na categoria de carboidratos complexos:

  • Batata doce– Para ser eficaz, a batata doce deve ser ingerida entre 40 e 60 minutos antes do treino, para que o corpo absorva os carboidratos e transforme na energia necessária para contração muscular.

Além de boa fonte de carboidratos complexos, é fonte de magnésio, mineral presente nos músculos e que ajuda no balanço eletrolítico.

Essa é a melhor opção para quem quer potencializar seus ganhos de massa magra.

E claro, para quem está numa dieta de emagrecimento, as fibras da batata doce mantêm a saciedade e controlam as taxas de açúcar no sangue, o que também favorece o controle do apetite!

  • Tapioca – Apesar de não ser um alimento composto por carboidratos complexos, a tapioca é uma ótima opção quando os objetivos são a melhora da performance durante o treino e ganho de massa muscular.

Além disso, esse alimento melhora a circulação sanguínea, pois é rica em ferro.

Quanto melhor a circulação sanguínea, melhor o transporte de oxigênio aos músculos – garantindo assim um bom desenvolvimento dos mesmos.

  • Pão integral – Quem deseja ganhar massa magra deve investir no consumo de pão integral antes dos treinos.

Como carboidrato complexo, apresenta maior quantidade de fibras, que por sua vez controlam a absorção de glicose e evitam que o excesso da mesma se acumule no corpo como gordura.

Mais uma vantagem do consumo de pão integral é a ajuda no combate à síndrome metabólica, que favorece o desenvolvimento de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

  • Iogurte natural – O consumo de iogurte natural é benéfico tanto para quem está numa dieta de emagrecimento quanto para quem deseja ganhar massa muscular.

É um alimento fonte de vitaminas e minerais como, por exemplo: potássio, fósforo, riboflavina, zinco, vitamina B5 e B12.

E todos esses compostos agem direta ou indiretamente na manutenção da massa magra.

Além disso, os lactobacilos presentes no iogurte natural promovem um melhor funcionamento do intestino, que dessa forma absorverá melhor os nutrientes dos alimentos ingeridos.

Assim, consumir uma porção de iogurte natural todos os dias cerca de 30 minutos antes do treino é o ideal para desfrutar dos benefícios!

Comer corretamente é a chave para garantir bons resultados, seja no seu treino ou na sua dieta.

Muitas pessoas não obtêm resultados por falta de planejamento em sua alimentação, o que pode ser mudado simplesmente incluindo na sua dieta diária os alimentos listados aqui no artigo.

Não perca tempo e comece hoje mesmo a desfrutar dos benefícios desses alimentos para serem consumidos antes do treino!

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